Rafael Damasceno - Presente



Rafael Damasceno é um músico que não tem medo de confessar influências e nem de ousar. Seu primeiro EP (Extended Play) intitulado Presente, traz os frutos de um mix contemporâneo e cheio de significados. Em Presente, quatro faixas inéditas cruzam, à vontade, as fronteiras entre velhos e novos referenciais da MPB. Incorporam o rock, o soul, o samba, e mais uma série de elementos encontrados na cartilha seguida por gente como Zeca Baleiro. O artista, envolvido em todo o processo, tem participação direta nos arranjos, na produção musical e na direção de arte.

“Jack Sou Som”, a primeira faixa do EP, é uma clara homenagem aos músicos Jackson do Pandeiro e Lenine, que revelaram ao mundo os sons e a poesia do nordeste, da brasilidade. Informa a letra: “para o regional/ é essencial/ ser original”. Uma sábia constatação, pois não são poucos os casos em que a ânsia pelo regional descamba para a caricatura, ou mesmo em que a vontade de ser global partindo de um ponto regional resulta em qualquer mistura despersonalizada.

Em “Silêncio”, um tributo ao paradoxo som-silêncio, que se conserva intrigante apesar de tão abordado. Reflete-se sobre o silêncio através da música, ao passo que o silêncio, com seu som inescrutável, vira necessidade: “silêncio para quem reza/ silêncio para oração/ silêncio para o velório/ silêncio na gravação”. Um não sobreviveria sem o outro, no fim das contas.

As tendências do instrumental prosseguem nas demais canções. A swingada “Só Você” utiliza diversos efeitos e sintetizadores, uma tendência. Já a contemplativa “Olho Por Olho” revela uma percussão suave e marcantes naipes de cordas. Seria o lado cool do EP numa longínqua, mas sempre eterna alusão ao mestre Miles Davis. Tudo muito bem pensado, nota-se. Rafael Damasceno, definitivamente, sabe o que quer.


Ficha Técnica:


Produzido por Rafael Damasceno e Daniel Nunes

Direção Artística: Daniel Nunes

Arranjos: Rafael Damasceno, Daniel Nunes, Kelinho Nunes e Vitor Duarte

Produção Musical: Rafael Damasceno e Daniel Nunes

Produção Executiva: Daniele Britto

Gravado, Mixado e Masterizado no Studio Remix (BA) por Daniel Nunes


Músicos:

Rafael Damasceno (Voz e Violão)
Kelinho Nunes (Bateria)
Sérgio Canhoto (Baixo)
Vitor Duarte (Guitarra)

Músicos Convidados:

Anderson (Baixo em “Silêncio” e “Olho Por Olho”)
Levi Miranda (Cordas em “Silêncio” e “Olho Por Olho”)
Tonico Freitas (Percussão em “Silêncio” e “Olho Por Olho”)
Daniel Nunes (Piano e Sintetizadores em todas)
Gilson (Guitarra em “Silêncio”)

Capa, Ilustração e Direção de Arte: Lucio Urbanetto e Rafael Damasceno
Arte Final: Lucio Urbanetto
Fotos: Daniele Britto

MYSPACE: www.myspace.com/rafaeldamasceno

Para baixar o EP Presente, clique aqui...

0 comentários:

Postar um comentário