1º FÓRUM MUNICIPAL DE CULTURA DE FEIRA DE SANTANA

(Quarta - Feira 27 de julho de 2011)

O FÓRUM MUNICIPAL DE CULTURA DE FEIRA DE SANTANA é um instrumento para a consolidação do diálogo entre os diferentes setores do meio artístico e sócio-cultural, onde se reúnem agentes culturais e trabalhadores da cultura e representantes do poder público da cidade, que focaliza, de maneira especial, a relação da cultura com o desenvolvimento da sociedade, prioriza o debate e a proposição de políticas públicas culturais aos gestores do município.

O Fórum é um plenário democrático e participativo, acima de distinções religiosas, étnicas, ideológicas ou partidárias, no apoio ao Conselho Municipal de Cultura e de outras instâncias governamentais e auxiliar no processo de construção do Plano Municipal de Cultura, a caminho da consolidação do Sistema Municipal de Cultura da cidade, que só trará benefícios para todos, sociedade e governo.

O evento é aberto à participação de todos que querem discutir propostas para a política cultural dos próximos 10 anos, e que querem compreender a importância das linguagens artísticas, as expressões culturais, em suas dimensões: territorial, simbólica, econômica e cidadã, como fator essencial para a aceitação da diversidade cultural e novo motor do desenvolvimento sócio-cultural das cidades com sustentabilidade.

O convite é para: agentes culturais, gestores, artistas grupos artísticos, cantores, dançarinos, atores, historiadores, teatrólogos, poetas, professores, pesquisadores, políticos, representante de quadrilhas juninas, de bandas marciais, coletivos, empresários da área, técnicos, associações, sindicatos, grupos étnicos, de gênero e a sociedade em geral.

Participam ainda do Fórum, o Prefeito Tarcízio Pimenta, o Secretário de Cultura, Euclides Artur, O Presidente da Fundação Cultural Municipal Augusto César Orrico, o Conselho Municipal de Cultura e demais instituições co-gestoras. Teremos ainda a presença do Consultor de Cultura Igor Almeida, que fará uma palestra sobre a importância do município criar o Plano Municipal de Cultura, como estratégia para consolidação do desenvolvimento sócio-cultural.

O Fórum Municipal de Cultura será realizado no dia 27 de julho de 2011, nas dependências do Centro de Cultura Maestro Miro, da Fundação Cultural Municipal Egberto Costa.

EIXOS TEMÁTICOS:

1 - Diagnosticar os principais problemas e identificar as potencialidades culturais referentes à Feira de Santana (situação atual);

2 - Propostas e sugestões de projetos para políticas públicas de cultura do município para (situação futura);

3 – Compreensão da dimensão territorial, simbólica, econômica e cidadã da cultura;

4 - Estratégias de atuação dos diversos setores da sociedade e do poder público para construção do Plano Municipal de Cultura;

5 – Propostas de formação das Câmaras Setoriais das linguagens e expressões culturais e planos anuais de atuação.

PROGRAMAÇÃO:

8:30h - Credenciamento

9:30h – Abertura do I Fórum Municipal de Cultura (apresentação da composição da mesa);

9:40h – Fala do mediador: ordem para as discussões das propostas e resumo da atuação do Conselho de Cultura

10:30hPalestra: “O que é Plano Municipal de Cultura”, com Hygor Almeida;

11h – Apresentação e leitura da Minuta do Fundo Municipal de Cultura;

11:20h – Plenária com o Conselho Municipal de Cultura (perguntas e respostas)

13h - Intervalo para o almoço;

14:30h – Formação dos Grupos de Trabalho (GT´s)

15h – Discussão dos Eixos Temáticos nas salas específicas;

17h – Apresentação na Plenária das propostas dos Eixos Temáticos;

18h – Encerramento

0 comentários:

Postar um comentário